A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos

Autores/as

  • Lorena Marques da Nóbrega
  • Ítalo de Macedo Bernardino
  • Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa
  • Pierre Andrade Pereira de Oliveira
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas
  • Sérgio d' Avila Universidade Estadual da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7836-896X

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213

Palabras clave:

Ética Odontológica. Bioética. Estudantes de Odontologia.

Resumen

A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio d' Avila, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

Odontologia em Saúde Coletiva

Citas

Schwartz B. An innovative approach to teaching ethics and professionalism. J Can Dent Assoc. 2009;75(5):338-40.

Sharp HM, Kuthy RA, Heller KE. Ethical dilemmas reported by fourth-year dental students. J Dent Educ. 2005;69(10):1116-22.

David WC. The role of empathy in Ethics. J Dent Educ. 2010;74(12):1275-81.

Gonçalves ER, Verdi MIM. Ethical problems in patient care at a dental school clinic. Cien e Saude Colet. 2007;12(3):55-64.

Meira AR. Bioética e vulnerabilidade: o médico e o paciente. Rev Assoc Med Bras. 2004;50(3):249-51.

Freitas SFT, Kovaleski DF, Boing AF. Moral development of graduates from a dentistry course: a constructivist evaluation. Cien Saude Colet. 2005; 10(2):453-62.

Leão HMC. A importância das teorias éticas na prática da bioética. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2010;10(suppl.2) :427-32.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Primeiros resultados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados divulgados/Index.php?uf=25

Berk NW. Teaching Ethics in Dental Schools: trends, techniques, and targets. J Dent Educ. 2001;65(8):744-50.

Blue CM. Do Dental Hygiene Students fit the learning profile of the Millennial Student? J Dent Educ. 2009;73(12) :1372-8

Mariño RJ, Morgan MV, Winning T, Thomson WM, Marshall RI, Gotjamanos T, et al. Socio demographic backgrounds and career decisions of Australian and New Zealand dental students. J Dent Educ. 2006;70(2):169-78.

González G, Anderson E, Novak KF. Valachovic RW. U.S. Dental School Applicants and Enrollees 2009 entering class. J Dent Educ. 2011;75(8):1133-57.

Oliveira FT de, Sales-Peres A, Sales-Peres SH de C, Yarid SD, Silva RHA. Ética odontológica: conhecimento de acadêmicos e cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Rev Odontol UNESP. 2008;37(1):33-9

Susan ID, Ed D, Peter G, Fitzpatrick R, Ed D, Zornosa X, et al. Dental Hygiene Students’ attitudes toward ethical dilemmas in practice. J Dent Educ. 2009;7(3):345-57.

Odom JG, Beemsterboer PL, Pate TD, Haden NK. Revisiting the status of dental ethics instruction. J Dent Educ. 2000;64(12):772-4.

Silva RHA, Sales-Peres A, Almeida CT, Sales-Peres SHC. O estudante de Odontologia e a questão dos estágios. Rev ABENO. 2007;7(1):13-9.

Acharya S. The Ethical climate in academic dentistry in India: faculty and student perceptions. J Dent Educ. 2005; 69(6):671-80.

Senna MIB, Guimarães MDC, Pordeus IA. Factors associated with dentists’ willingness to treat HIV/AIDS patients in the National Health System in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Cad Saude Publ. 2005;21(1):217-225.

Barbosa KGN, Dias JN, Cavalcante GMS, Nóbrega LM, Granville-Garcia AF, d’Avila S. Formação e perspectiva do mercado de trabalho sob o olhar de alunos de Odontologia. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2013; 13(1):89-94.

Pyrrho M, Prado MM, Cordón J, Garrafa V. Bioethical analysis of the Brazilian Dentistry Code of Ethics. Cien e Saude Colet. 2009;14(5):1911-8.

Brasil, Conselho Federal de Odontologia (CFO). Código de Ética Odontológica. [acesso em 04 jan 2016]. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/ 2009/09/codigo_etica.pdf.

Publicado

27-02-2016

Cómo citar

Nóbrega, L. M. da, Bernardino, Ítalo de M., Barbosa, K. G. N., Oliveira, P. A. P. de, Lucas, R. S. de C. C., & d’ Avila, S. (2016). A experiência de estudantes de Odontologia com dilemas éticos. Revista Da ABENO, 15(4), 10–18. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213

Número

Sección

Artículo