Análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Odontologia, UFPel
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.341Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Metodologia. Avaliação. Odontologia. Currículo.Resumo
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) se tornaram obrigatórios na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO-UFPel) a partir de 2006, sendo requisito indispensável para a obtenção do título de Cirurgião-Dentista. A compreensão de como os TCCs estão sendo realizados é imprescindível para um correto direcionamento de estratégias na construção dos currículos de graduação, uma vez que até o momento poucos estudos foram conduzidos com a finalidade de analisar os TCCs realizados nos cursos de Odontologia do Brasil. Desta forma, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento dos dados referentes aos TCCs realizados na FO-UFPel até 2014. As variáveis investigadas foram área de concentração do trabalho e tipos de estudos/metodologia empregada. Além disto foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico para investigar se o trabalho foi publicado em periódicos científicos e o respectivo Qualis. Os dados foram tabulados e analisados descritivamente. Foram encontrados 474 TCCs, (impressos e em formato digital) sendo que a maioria deles foi realizada na área de Dentística (11,4%), Saúde Coletiva (11,0%) e Cirurgia Oral (10,5%). Do total de TCCs, 25,7% foram revisões narrativas da literatura. Apenas 9% das monografias foram publicadas em periódicos científicos. Portanto, é possível concluir que a maioria dos TCCs realizados na FO-UFPel são revisões narrativas da literatura e que a taxa de publicação destes trabalhos é pequena. Além disso, recomenda-se que novas estratégias sejam empregadas pelos gestores da universidade para propiciar que os TCCs possam ser referência na difusão do conhecimento à comunidade acadêmica.
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Referências
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