Evaluation of the professional trajectory of dentistry graduates in Angola Abstrac
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2024Keywords:
Education, Dental, Practice Management, Dental, Job Market, AngolaAbstract
The aim was to evaluate the professional trajectory of former undergraduate Dentistry students in Angola in terms of time since graduation. This is a cross-sectional observational study of quantitative nature carried out with former students from 06 higher education institutions, among which the first students graduated in 2006. A total of 285 dentists were invited to complete a semi-structured questionnaire to identify the socioeconomic, demographic, professional and academic profile of respondents from their training to their experience during the Covid-19 pandemic. Data obtained were submitted to descriptive analysis and associations with time since graduation were tested. Most former students are female (73.3%), aged 30-39 years (44.5%) who work in the public sector (30.1%). Less than 25% of them (20.6%) reported having attended at least one graduate program. The majority (92.5%) graduated in Luanda, the city where most participants (80.1%) live. For 80.1%, the average monthly income is up to 10 minimum wages (up to 321,810kz; 1kz = R$ 0,01188), considered regular or insufficient (77.4%). The covid-19 pandemic greatly or extremely impacted the professional life of 58.9% of respondents. Students who graduated up to 2016 were more involved in graduate programs (p<0.05) and reported having higher monthly income (p<0.05). It could be concluded that former Angolan Dentistry students are characterized by being mostly women who graduated in Luanda. The longer the time of professional training, the greater the academic degree and the greater the income satisfaction.
Downloads
References
Departamento de assuntos econômicos e sociais das nações unidas. Angola: 2022 [citado 14 de abril de 2022]. Disponível em: https://countrymeters.info/pt/Angola
Kandingi AACP. A expansão do ensino superior em Angola: um estudo sobre o impacte das instituições de ensino superior privado [tese]. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova Lisboa; 2016.
Carvalho P. Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. RAS [Internet], 2012;9:51-58. doi: https://doi.org/10.4000/ras.422
Katúmua MB. O Ensino Superior angolano: Politicas, modelos de governança e públicos, Angola [tese]. Instituto Universitário de Lisboa; 2016.
Songa MAS. Análise do perfil epidemiológico da cárie dentária em crianças na cidade de Benguela, Angola [dissertação]. Araçatuba: Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2020.
Correia Filho JM, Roa Aleaga T. A historicidade do ensino superior desde a génese até a actualidade: suas transformações e impacto no sistema educativo angolano. Rev Educacion Politica Sociedad [Internet]. 2021;6(1):177-202.
World Health Organization. Análise dos recursos humanos da saúde (RHS) nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Switzerland: World Health Organization; 2010.
Moimaz SAS, Songa MAS, Saliba NA, Saliba TA. Dental education and proportion of inhabitants by Dentist in Angola. Research Society Development [Internet]. 2021;10(4):14356. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14356
OMS. Health situation analysis of the African Region. Organização Mundial de Saúde; 2016a.
Universidade Privada de Angola. Angola: A UPRA; c2022 [citado em 19 de abril de 2021]. Disponível em www.upra.co.ao.
Angola. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). Gabinete de estudos, planeamento e estatística. Ref Nº19/ GEPE/MESTI/2021.
Weschenfelder V, Montagner F, Luisi S, Melo T. Percepção de egressos de um curso de Odontologia no Sul do Brasil sobre a inserção no mercado de trabalho. Rev ABENO [Internet]. 2022;22(2):1645. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1645
Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do Cirurgião-dentista brasileiro. Maringa: Dental Press; 2010.
Ferraz M AL, Nolêto MSC, Martins LLN, Bandeira SRL, Portela SGC, Pinto PHV, et al. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(1):56–62. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/392
Costa BAO, Gonçalves CF, Zanin L, Flório FM. Inserção de egressos de Odontologia do Tocantins no mercado de trabalho. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(2):93-104. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/293
Machado FC, Souto DMA, Freitas CHSM, Forte FDS. Odontologia como escolha: perfil de graduandos e perspectiva para o futuro profissional. Rev ABENO [Internet]. 2010;10(2):27-34. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.17
Toassi RFC, Souza JM, Rosing CK, Baumgarten A. Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Fac Odontol, 2011;52(1):25-32. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.29914
Matos MS, Tenório RM. Expectativas de estudantes de Odontologia sobre o campo de trabalho odontológico e o exercício profissional. RBPS [Internet]. 2011;13(4):10-21. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/2994
Leite DFBN, Trigueiro M, Martins IMCLB, Net TJL, Santos MQ. Perfil socioeconômico de 253 graduandos de Odontologia de uma instituição privada em João Pessoa-PB em 2011. J Health Sci Inst [Internet]. 2012;30(2):117-119.
Justen M, Silva GV, Lamers JMS, Junges R, Toassi RFC. Trajetória de educação na pós-graduação e atuação profissional de egressos de Odontologia: uma análise de doze anos (2007 a 2019). Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1687. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1687
Ventura PPR. A contribuição intelectual da mulher angolana no processo da independência da Angola. Identidade! 2014;19(2):100-109.
Liberato E. Avanços e retrocessos da educação em Angola. Rev Bras Educ [Internet]. 2014;19(59):1027. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900010
Araújo JPC, Firmeza LMD, Almeida MEL, Teixeira AKM. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará e suas percepções acerca do mercado de trabalho. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1-12. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1073
Abreu AB. Trajetórias profissionais e mudanças nos processos de trabalho dos egressos da Fiocruz na África: Cooperação Estruturante em Saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2016.
Araújo EHS, Ribeiro JP, Góes RWL, Vianna Júnior JJ, Andrade CMO, Nascimento F. Avaliação do perfil do egresso do curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas, e sua distribuição geográfica. ROC. 2020;4(1):10-19.
Sérgio AFA, Lima CCB, Viana PFS. Inserção no mercado de trabalho de egressos de um curso de Odontologia do Piauí. Rev ABENO [Internet]. 2020;20(2):147-158. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1061
Angola. Estabelece a fixação dos valores do Salário mínimo Nacional garantido único. Decreto Presidencial nº 54/22, de 17 de fevereiro. Diário da República de Angola: I série 32; 2022.
Melo Júnior PC, Gurgel LGF, Guimarães RP, Beatrice LCS, Pedrosa MS, Silva CHV. Profile of dentists graduate from the Federal University of Pernambuco. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(3):93-104. doi: http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.567
Zwanikken PA, Dieleman M, Samaranayake D, Akwataghibe N, Scherpbier A. A systematic review of outcome and impact of master's in health and health care. BMC Med Educ [Internet]. 2013;13(18):1-11. doi: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-18
Angola. Aprovação das linhas mestras da Estratégia para saída da Crise derivada da queda do preço do petróleo no mercado internacional. Decreto presidencial nº40/16 de 24 de fevereiro. Diário da República de Angola: I série 28; 2016.
Plano de Desenvolvimento Nacional - 2018-2022. Governo da República de Angola. Luanda; 2018.
Pinheiro IA G, Noro LRA. Egressos de Odontologia: o sonho da profissão liberal confrontado com a realidade da saúde bucal. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(1):13–24. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.217
Angola. Lei de Bases da função pública nº26/22. Diário da República de Angola: I série nº159; 2022. Disponível em: https://www.ucm.minfin.gov.ao/cs/groups/public/documents/document/aw4z/mzew/~edisp/minfin3310128.pdf
Angola. Estabelece os princípios gerais sobre o Recrutamento e seleção na administração pública [online]. Decreto Presidencial nº 102/11, de 23 de maio. Diário da Républica de Angola [citado em 15 de outubro de 2020]. Disponível em: http://www.gabhic.gv.ao/Cache/Decreto_Presidencial__n102-11_de_23_de_Maio-1454.PDF
Gomes P, Vieira W, Daruge R, Rechioni C, Puglise C, Villafort R, Cirilo W, Barel KZ. O impacto do coronavírus (COVID-19) nas atividades odontológicas: desafios econômicos e mentais. Research Society and Development [Internet]. 2021:10(1):e11207. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11207
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).