Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramenta para o ensino da Odontopediatria em nível de especialização
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.630Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. OdontopediatriaResumen
O tema abordado neste estudo é o processo educacional na formação do cirurgião-dentista nos tempos atuais. O objetivo do trabalho foi implementar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como ferramenta de ensino no curso de especialização em Odontopediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A metodologia dividiu-se em duas etapas: a primeira, da elaboração e aplicação do método de ensino, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2016, com a carga horária de duas horas semanais, na disciplina Temas em Odontopediatria. A segunda etapa correspondeu à avaliação da ferramenta pelos estudantes, para determinar a percepção dos mesmos quanto ao desenvolvimento do PBL como ferramenta de ensino na formação em Odontopediatria. O tratamento dos dados foi feito a partir da análise de conteúdo, numa abordagem metodológica qualitativa. Entre os resultados obtidos estão o desenvolvimento do pensamento crítico, maior autonomia, liberdade para questionar e maior participação discente. O reforço do vínculo entre os estudantes também se expressou promovendo uma rede de apoio e dando suporte ao protagonismo, tornando-os sujeitos ativos na construção do seu processo de aprendizagem.
Descargas
Citas
Atchison KA. Community-based clinical dental education: effects of the pipeline program. J Dent Educ. 2009;73(2 Suppl),269-82.
Mchargkay EJ. The anatomy of a new dental curricu¬lum. Br Dent J. 2008;204:635-8.
Berbel NAN. Metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina Ciênc Biol Saúde. 1996;17:130-54.
Bordenave J, Pereira A. Estratégias de ensino aprendizagem. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982. 25p.
Batista N. O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde. Rev Saúde Pública. 2005;39(2),231-7.
Bordenave J, Pereira A. Estratégias de ensino aprendizagem. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.5-15.
Lima MADS. Análise de conteúdo: estudo e aplicação. Rev Logos. 1993; (1):53-8.
Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 1996.
Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3 ed. Rio de Janeiro: Abrasco; 1994. p.42.
Feuerwerker L. Além do discurso de mudança na educação médica. 1 ed. São Paulo: Hucitec, 2003. p.35.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. MEC/CNE (2001). Processo nº: 23001.000318 /2001-75, Parecer nº: CNE/CES 1300/01 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em farmácia e odontologia. Aprovado em 06/11/2001 Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação, Brasil, 2001.
Pires Filho FMA. Construção interativa do saber e do fazer Acadêmicos: O desafio da prática odontológica integral. [dissertação]. Rio de Janeiro: UFF, Niterói, RJ, 1995.
Mamede S, Penaforte J. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Escola de Saúde Pública. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.
Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra; 2001.
Luckesi CC. Filosofia da educação. São Paulo, SP: Cortez; 1994.
Associação Brasileira de Enfermagem. 7º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil. Relatório Final. Brasília, DF, 18 a 21 de setembro de 2003. Seção-DF; 2003.
Pizzato E, Garbin CAS. O papel do professor no ensino odontológico. Saúde Debate. 2004;28(66):52-7.
Dias MAR. Políticas para o ensino superior a partir da conferência de Paris. Univ Socied. 1999;9(18),61-6.
Lopes AO. Aula expositiva: superando o tradicional. In: Veiga IPA, organizador. Técnicas de ensino: por que não? 2 ed. Campinas: Papirus, 1993. p.35-113.
Ayres JRM. Cuidado: tecnologia ou sabedoria prática? Interface Comunic Saúde Educ. 2015;4(6),117-20.
Moran JMA. Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus. 2007.
Vasconcelos CS. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).