Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramenta para o ensino da Odontopediatria em nível de especialização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.630

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Odontopediatria

Resumen

O tema abordado neste estudo é o processo educacional na formação do cirurgião-dentista nos tempos atuais. O objetivo do trabalho foi implementar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como ferramenta de ensino no curso de especialização em Odontopediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A metodologia dividiu-se em duas etapas: a primeira, da elaboração e aplicação do método de ensino, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2016, com a carga horária de duas horas semanais, na disciplina Temas em Odontopediatria. A segunda etapa correspondeu à avaliação da ferramenta pelos estudantes, para determinar a percepção dos mesmos quanto ao desenvolvimento do PBL como ferramenta de ensino na formação em Odontopediatria. O tratamento dos dados foi feito a partir da análise de conteúdo, numa abordagem metodológica qualitativa. Entre os resultados obtidos estão o desenvolvimento do pensamento crítico, maior autonomia, liberdade para questionar e maior participação discente. O reforço do vínculo entre os estudantes também se expressou promovendo uma rede de apoio e dando suporte ao protagonismo, tornando-os sujeitos ativos na construção do seu processo de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Paulini Malfei de Carvalho Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Promoção da Saúde - ENSP/ Fiocruz.

Mestre em Clínica Odontológica - UFRJ, Departamento de Odontopediatria.

Professora de Promoção de Saúde Bucal - Faculdades São José/ RJ.

Gloria Fernanda Barbosa de Araújo Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria e Coordenadora da Clínica de Pacientes Especiais, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Também professora do Curso de Mestrado Profissionalizante (área Odontopediatria), FO, UFRJ.

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Publicado

30-12-2018

Cómo citar

Costa, P. M. de C., & Castro, G. F. B. de A. (2018). Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramenta para o ensino da Odontopediatria em nível de especialização. Revista Da ABENO, 18(4), 169–175. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.630

Número

Sección

Artículo