Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramenta para o ensino da Odontopediatria em nível de especialização
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.630Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. OdontopediatriaResumo
O tema abordado neste estudo é o processo educacional na formação do cirurgião-dentista nos tempos atuais. O objetivo do trabalho foi implementar a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como ferramenta de ensino no curso de especialização em Odontopediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A metodologia dividiu-se em duas etapas: a primeira, da elaboração e aplicação do método de ensino, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2016, com a carga horária de duas horas semanais, na disciplina Temas em Odontopediatria. A segunda etapa correspondeu à avaliação da ferramenta pelos estudantes, para determinar a percepção dos mesmos quanto ao desenvolvimento do PBL como ferramenta de ensino na formação em Odontopediatria. O tratamento dos dados foi feito a partir da análise de conteúdo, numa abordagem metodológica qualitativa. Entre os resultados obtidos estão o desenvolvimento do pensamento crítico, maior autonomia, liberdade para questionar e maior participação discente. O reforço do vínculo entre os estudantes também se expressou promovendo uma rede de apoio e dando suporte ao protagonismo, tornando-os sujeitos ativos na construção do seu processo de aprendizagem.
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