Peer Instruction no aprendizado da montagem de articulador semiajustável
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.632Palabras clave:
Educação Superior. Oclusão Dentária. Aprendizagem Ativa.Resumen
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são um desafio tanto para o docente quanto para o discente e instituições de ensino. O presente estudo objetivou diagnosticar as condições mais favoráveis ao aprendizado, comparando diferentes métodos de ensino sobre montagem de articulador semiajustável (ASA) para estudantes de terceiro período da Faculdade de Odontologia São José, Rio de Janeiro, Brasil. Participaram deste estudo 140 estudantes divididos em dois grupos, Grupo I: Leitura de artigo e aula expositiva e Grupo II: Peer Instruction (PI). Foram avaliados o nível de participação nas atividades propostas, a forma como o conhecimento era construído, o número de erros e acertos obtidos nas atividades práticas, além do domínio do assunto abordado e a postura profissional do aluno. Observou-se que no Grupo I 6 (21,4%) estudantes realizaram correta montagem dos modelos e no Grupo II 26 (29,2%) apresentaram este resultado. Os erros mais prevalentes ocorreram nas fases compensação de cera (Grupo I: 18 - 35,3%; Grupo II: 26 - 29,2%) e registro intermaxilar (12 - 23,5% no Grupo I; 17 - 19,1% no Grupo II). O resultado obtido comprovou que a proposta de ensino PI, empregada no Grupo II, favoreceu o aprendizado, uma vez que houve aumento do número de acertos nas atividades e domínio dos conceitos que envolvem o manuseio e a operação dos equipamentos utilizados.
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